10 tendências em energia solar inteligente para 2024.
A Huawei Digital Power, unidade de negócios da Huawei focada em soluções para geração e distribuição de energia fotovoltaica, divulgou as 10 tendências em tecnologia solar em 2024. O anúncio foi feito durante o lançamento de um whitepaper (artigo), com o tema “Inovação contínua, desenvolvimento de alta qualidade e aceleração da energia fotovoltaica como a principal fonte de energia”.

Em destaque, o uso crescente de modelos de inteligência artificial e o impulso global à neutralidade de carbono associados à geração e ao armazenamento de energia. Conforme a Agência Internacional de Energia Renovável (IRENA), a capacidade fotovoltaica instalada deverá atingir 5.200 GW (Gigawatt) até 2030 e 14.000 GW até 2050, com as energias renováveis representando mais de 90% da capacidade e a fonte solar desempenhando um papel dominante.

No Brasil, o setor está crescendo rapidamente. Dados da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR) mostram que a essa matriz energética já é a segunda maior no país com 38,4 GW em operação, responsáveis por mais de R$ 189,3 bilhões em investimentos, mais de 1,1 milhão de empregos e 45 milhões de toneladas de CO2 evitadas.
1 – Geração e armazenamento mais estáveis
2 – Gestão de dezenas de milhões de centrais elétricas
3 – Inteligência em todo o ciclo de vida das centrais elétricas
4 – Formação de grid em qualquer cenário
5 – Segurança em quatro dimensões
6 – Segurança de armazenamento da célula à rede
7 – A necessidade de gerenciamento refinado MLPE e CLPE
8 – Alta tensão e confiabilidade
9 – Alta frequência e alta densidade de energia
10 – Alta qualidade
Promover a adoção em larga escala de energia fotovoltaica requer a adoção de padrões e regulamentações internacionais e nacionais que garantam cada vez mais a segurança e a qualidade.
A sua energia é o nosso negócio.