71% das empresas brasileiras dizem adotar práticas ESG.
A adoção de práticas de sustentabilidade pelas empresas no Brasil teve um avanço desde o ano passado, segundo estudo divulgado essa semana pela Ancham Brasil – chamado Panorama ESG 2024. Foram ouvidas 687 pessoas, e detectado crescimento de 24 pontos percentuais na curva de adoção de práticas de ambientais, sociais e de governança (ESG) em relação ao levantamento ocorrido em 2023.
A pesquisa foi aplicada entre 12 e 26 de março, e teve participação de 687 executivos e executivas, em sua maioria de grandes e médias empresas que, juntas, respondem por 651 mil empregos e faturamento de R$ 756 bilhões por ano. Ao todo, 71% das empresas participantes indicaram estar no estágio inicial (45%) ou avançado (26%) de implementação.
O impacto positivo sobre o meio ambiente e questões sociais (78%), o fortalecimento da reputação no mercado (77%) e o melhor relacionamento com os stakeholders (63%) apareceram como principais motivadores para a adesão a práticas ESG pelas empresas. Também aparece como equilibrada a importância que as empresas dão para cada pilar ESG, com a dimensão social à frente (72%) de governança (68%) e esfera ambiental (66%).
A pesquisa indicou que a responsabilidade por liderar a agenda ESG deve estar nas mãos dos CEOs (77%), com o apoio do governo (67%). A pesquisa mostra que 77% das empresas consideram crucial o apoio governamental para o desenvolvimento de tecnologias sustentáveis, e 66% destacam a importância de incentivos à transição para energias renováveis, como eólica, solar e hidrogênio limpo.
A sua energia é o nosso negócio.