9 benefícios da transformação digital no setor de energia.
Considerado um dos setores mais estratégicos para o crescimento do Brasil, o mercado de energia tem apresentado um crescimento significativo nos últimos anos, principalmente com a ascensão das energias renováveis. Segundo a Absolar (Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica), o mercado de energia solar trouxe mais de R $125,3 bilhões em investimentos ao Brasil de 2012 a 2022. Além disso, o setor gerou 750,2 mil postos de trabalho e a expectativa é que chegue a 1 milhão em 2023.
Companhias do setor de energia e utilidade pública enfrentam desafios globais para se posicionarem como corporações focadas em reduzir custos, em aumentar a eficiência e serem tecnologicamente avançadas.

Entre os desafios estão: operar um negócio eficiente e simplificado, reduzir custos e cumprir regras e regulamentos, nacionais e internacionais, cada vez mais rígidos e complexos. Nessa linha, existem plataformas inteligentes no mercado, que ajuda a reduzir o custo da conformidade normativa e ajuda as empresas a aumentar o sucesso, a produtividade, reduzir os riscos e aderir a várias normas, como a ISO 9000, ISO 14000 e ISO 50001 (Sistemas de Gestão de Energia).
Os principais pontos destas plataformas:
– Acesso em tempo real à situação dos ativos;
– Rastreabilidade sobre o histórico dos ativos;
– Controle de frequência e vencimento das manutenções;
– Variância de conformidade nos processos de melhoria de desempenho;
– Sistema de aprovação eletrônica de solicitações e execuções;
– Automação do processo de gerenciamento de riscos corporativos;
– Aplicação da gestão de riscos em diversas áreas (ambiental, saúde e segurança, normativa, segurança da informação, projetos etc.);
– Mapeamento e automação dos processos;
– Aumento da eficiência com ordens de trabalho e otimização do roteamento.

A sua energia é o nosso negócio.