Estaleiro holandês Feadship lança seu primeiro superiate movido a energia solar.
Mais um renomado estaleiro entrou para a lista das empresas que estão apostando na energia solar para diminuir o impacto ambiental das embarcações no planeta Terra: a holandesa Feadship. Batizado de Project 713, o novo superiate da marca chega carregando um selo de sustentabilidade e representando mais um passo na busca da empresa em ser neutra para o clima até 2030.
Ao pensar na sua primeira embarcação movida a energia solar, a Feadship não brincou em serviço e trouxe para o mercado nada menos do que um superiate com tecnologia. Com 59,5 metros de comprimento, a nova embarcação da marca chega com características que vão muito além do elegante casco azul-cinza e da superestrutura branca.
Construído no estaleiro Casco-en Sectiebouw, em Rotterdam, na Holanda, e com design exterior do Studio De Voogt, o Project 713 atraca no universo sustentável com células solares que podem ser utilizadas para geração de energia auxiliar. De acordo com a marca, os painéis utilizam algumas das células de silício mais eficientes disponíveis e contribuem para sua eficiência energética ao produzir até 24 MWh anualmente.
O superiate tem ainda a capacidade de funcionar com combustível HVO (tipo de biocombustível) não fóssil e chega equipado com um sistema de propulsão diesel-elétrico. Os recursos sustentáveis da embarcação, contudo, vão além da sua propulsão.
Isso porque o Project 713 traz consigo o uso de teca com certificação FSC (Forest Stewardship Council, ou, em português, Conselho de Gestão Florestal) em todos os seus decks. A certificação significa que toda a madeira utilizada a bordo foi colhida de forma sustentável.
A sua energia é o nosso negócio.