Abu Dhabi cria uma rede elétrica movida a energia solar 24 horas por dia.
Abu Dhabi é a primeira cidade do mundo a anunciar uma usina solar de grande escala projetada para operar 24 horas por dia, 7 dias por semana.
Os Emirados Árabes Unidos não hesitam em investir a colheita de seus combustíveis fósseis em projetos renováveis que um dia os substituirão. Sua capital, Abu Dhabi, acaba de assinar por 6 bilhões de dólares (cerca de R$ 34,6 bilhões) a instalação de uma usina fotovoltaica em escala de serviço público com uma particularidade.
De acordo com a Masdar, a desenvolvedora, será a primeira usina solar projetada para fornecer energia limpa 24 horas por dia, 7 dias por semana, graças à combinação do sol dos Emirados, milhões de painéis solares e um enorme sistema de armazenamento.
Os detalhes
O enorme projeto, de propriedade da estatal EWEC (Emirates Water and Electricity Company), combinará uma usina fotovoltaica de 5,2 GW com um sistema de armazenamento de bateria de 19 GWh.
Uma vez conectada, a usina não só fornecerá energia para milhões de lares, mas será responsável por até 1 GW da carga base da rede, a potência mínima exigida pela rede elétrica tradicionalmente coberta por fontes térmicas mais estáveis, como carvão e gás.
Aliança com a China
Assim como na vizinha Arábia Saudita, os Emirados estão fortalecendo laços com empresas chinesas para esse impulso renovável. A JA Solar e a Jinko Solar fornecerão 2,6 GW.
A sua energia é o nosso negócio.