Agrovoltaico: conheça o sistema que gera energia e produz alimentos.
Uma revisão de estudos científicos feita por pesquisadores da Texas A&M AgriLife está reunindo o conhecimento já produzido sobre a energia agrovoltaica para compreender seu potencial. O sistema une a geração de energia limpa com o uso de painéis solares, aliada à produção agrícola e pecuária.
Essa estratégia pode ser tornar uma solução viável para atender a grande demanda por energia no Texas, Estados Unidos. Apesar de o estado ser reconhecido como um dos maiores geradores de eletricidade devido aos seus recursos energéticos renováveis e combustíveis fósseis, sua população está crescendo e, consequentemente, aumentando o consumo.
Se o Texas precisa de energia, por que não aumentar a quantidade de painéis solares no estado, por exemplo? Bom, a resposta é simples: o equipamento usado para gerar energia solar ocupa a mesma terra em que se planta e acaba prejudicando o meio ambiente. Nuria Gomez-Casanovas, Ph.D e professora assistente da Faculdade de Agricultura e Ciências da Vida do Texas A&M, explicou em detalhes as consequências citadas para o Tech Xplore.
Na prática, o sistema funciona da seguinte forma:
– Os painéis são instalados em estruturas elevadas sobre a área agrícola.
– Essas estruturas podem ser suportes fixos ou seguidores solares que acompanham o movimento do sol durante o dia.
– Os painéis são posicionados de forma a garantir que a luz solar alcance as culturas plantadas abaixo. Isso é feito ajustando a altura e o espaçamento entre os painéis para que as plantas recebam a quantidade necessária de luz solar.
– Entre os painéis solares, são cultivadas plantações de culturas agrícolas, como vegetais, grãos ou até mesmo pastagens para o gado.
A sua energia é o nosso negócio.