Airbus testará geração de eletricidade em aeronaves usando hidrogênio.
A Airbus UpNext, subsidiária de inovação da fabricante europeia de aviões, lançou um novo programa para testar a tecnologia de célula a combustível hidrogênio em aeronaves. A intenção é substituir o uso de combustível fóssil na geração de energia para iluminação e ar-condicionado da aeronave, por exemplo.
Hoje, os aviões convencionais contam com um pequeno motor adicional que funciona com combustível de avião tradicional, a APU (Auxiliary Power Unit). Essa unidade fornece, juntamente com os motores, a energia necessária para alimentar diversas funções não propulsivas da aeronave.
A Airbus UpNext testa agora a substituição da APU de um A330 por um sistema de célula de combustível de hidrogênio para gerar eletricidade, para reduzir emissões de CO2, óxidos de nitrogênio (NOx) e níveis de ruído.
“Esses testes marcarão uma nova etapa em nossa jornada de descarbonização e no programa ZEROe por meio de uma ambiciosa demonstração de voo que será lançada no ar até o final de 2025”, disse Michael Augello, CEO da Airbus UpNext.
Os testes serão realizados na Espanha e pretendem demonstrar a operacionalidade e a integração do sistema HyPower, incluindo o reabastecimento da aeronave com hidrogênio.
A sua energia é o nosso negócio.