Alunos produzem lampiões movidos a energia solar para doar para quem que não têm acesso à energia elétrica.
Uma iniciativa da ONG Litro de Luz com a Escola Carolina Patrício mobilizou 40 alunos do colégio para confeccionarem lampiões portáteis de energia solar que serão entregues na comunidade Guaranys, em Jacarepaguá, para moradores que não têm acesso à energia elétrica. Também serão doados cestas básicas e brinquedos arrecadados pelos estudantes.
A criação foi desenvolvida em uma oficina ministrada pela ONG. Os lampiões foram produzidos com garrafas pet, canos de PVC, lâmpadas de led, circuitos elétricos e uma placa de energia solar. A atividade envolveu estudantes do 9º ano do ensino fundamental e da 1ª série do ensino médio.
— A parceria entre a ONG e o colégio faz parte dos nossos objetivos pedagógicos. Trabalhamos transversalmente nas nossas disciplinas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs), da ONU, e nesse caso a sustentabilidade está evidente desde a concepção do lampião a partir de materiais recicláveis, passando pelo uso de energia renovável, à melhoria das condições de vida da comunidade. Sempre estimulamos nossos alunos a pensarem em soluções sociais viáveis e sustentáveis para a comunidade do nosso entorno. Queremos que eles tenham essa visão solidária sobre o contexto em que estão inseridos — afirma a coordenadora Claudia Martins.
A sua energia é o nosso negócio.