Aneel mantém bandeira tarifária verde no mês de junho.
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou na última sexta-feira (26/05) que no mês de junho a bandeira tarifária seguirá verde. Com condições favoráveis para a geração de energia elétrica no País, não haverá valor adicional nas contas de energia elétrica dos consumidores. Esse cenário permanece inalterado desde abril de 2022.
Conforme a reguladora, a bandeira verde, válida para todos os consumidores do Sistema Interligado Nacional (SIN), reflete a melhoria dos níveis dos reservatórios das hidrelétricas, beneficiados com o período de chuvas. O SIN é a malha de linhas de transmissão de energia elétrica que conecta as usinas aos consumidores.
A oferta abundante de recursos de origem hidráulica tem proporcionado condições favoráveis para a produção de energia no país. O nível de armazenamento dos reservatórios atingiu 87% em média no início do período seco, o que explica o cenário favorável do momento.
Apesar do cenário, a tarifa de energia elétrica residencial acumula aumento de 4,43% em 2023, conforme dados do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15), divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) na última quinta-feira (25/05). A variação chega a superar 10% em cidades como Salvador (17,63%) e Belo Horizonte (12,69%).
A sua energia é o nosso negócio.