Apagão nacional afetou cidades do país nesta terça-feira (15/08).
Um apagão de grandes proporções foi registrado na manhã desta terça-feira (15). Segundo o ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico), a interrupção de energia elétrica ocorreu por volta das 8h31 (horário de Brasília).

A queda brusca de carga afetou todas as regiões do país. “Uma ocorrência na rede de operação do Sistema Interligado Nacional interrompeu 16 mil MW de carga em estados do Norte e Nordeste do Brasil”, disse o ONS por meio de nota.
O ONS explica que a ocorrência provocou a separação elétrica das regiões Norte e Nordeste das regiões Sul e Sudeste, com abertura das interligações entre elas. O Sul e o Sudeste também ficaram sem luz, segundo o ONS, devido a uma ação controlada “para evitar a propagação da ocorrência”.

O órgão afirmou ainda que a recomposição ocorreu poucas horas depois. “As causas da ocorrência ainda estão sendo apuradas”, afirmou o ONS.

O Ministério de Minas e Energia, chefiado por Alexandre Silveira, abriu uma sala de situação para coordenar os trabalhos que apontarão as causas do apagão.
O apagão causou transtornos no trânsito, com semáforos apagados, e nos sistemas públicos de transporte sobre trilhos, com os Metrôs de Salvador, Belo Horizonte e São Paulo registrando paradas forçadas em suas linhas.

Em São Paulo, a maior cidade do país, a falta de energia foi sentida, por exemplo, em bairros centrais, como Mooca, Brás e Bela Vista, e também nas regiões metropolitanas, como Osasco e Cotia.

Em um grupo de WhatsApp, consumidores relataram queda de energia no Butantã, bairro da Zona Oeste da capital paulista, e Santana, na Zona Norte.

A sua energia é o nosso negócio.