Após um século, quilombolas recebem luz pela 1ª vez graças a energia solar.
As noites na comunidade quilombola Pixaim, em Piaçabuçu (AL), não são iluminadas mais só pela luz da lua e das estrelas. Após um século de existência, as 43 casas estão agora eletrificadas.
A sensação foi de que os moradores vão começar uma nova vida, entrando no século 21.

“Há anos vivemos na expectativa de ter energia em nossa comunidade. Ver TV era uma realidade distante. Saber que meus filhos e netos estão tendo a oportunidade de assistir a um desenho pela primeira vez é algo inexplicável. Vocês não têm noção da felicidade que estamos sentindo agora.”
A comunidade Pixaim é certificada como quilombola pela Fundação Cultural Palmares desde 2009. Mas como ela está localizada em uma APA (área de proteção ambiental) e sobre dunas móveis, não havia viabilidade técnica para instalação de energia por fiação convencional.

Por conta disso, a solução encontrada foram as placas para captação de energia solar. Cada casa ganhou placas, um gerador e pontos de energia para ligar equipamentos.

A comunidade foi a primeira de Alagoas beneficiada pelo projeto E+ Comunidades Solares, da companhia energética Equatorial Alagoas. O investimento foi de R$ 700 mil, que contou com doação de uma geladeira para cada família.

A sua energia é o nosso negócio.