Atlas de energia solar oferece informações e aponta regiões produtoras a investidores e pesquisadores na Paraíba.
O Governo da Paraíba apresentou nesta segunda-feira (27) uma iniciativa para ampliar o setor de energia limpa no estado: o Atlas Solarimétrico da Paraíba. A ferramenta promete impulsionar o desenvolvimento de projetos fotovoltaicos, oferecendo informações para investidores, consultores, pesquisadores e profissionais do setor.

O Atlas é uma plataforma interativa que utiliza um mapa georreferenciado para identificar as regiões mais promissoras para a instalação de sistemas de energia solar. Por meio dela, é possível realizar simulações de sistemas fotovoltaicos a partir de qualquer local de interesse selecionado. O objetivo é facilitar o processo de estudos e empreendimentos baseados na energia solar, contribuindo para a consolidação da Paraíba como um destaque nos cenários nacional e internacional de investimentos no setor fotovoltaico.
Além de auxiliar na identificação de áreas propícias para projetos solares, o Atlas disponibiliza informações sobre a infraestrutura existente, como subestações e linhas de transmissão, características de relevo, áreas de proteção ambiental, e outros dados relevantes. Essa abordagem abrangente permite uma análise completa do potencial energético, considerando aspectos técnicos, econômicos e socioambientais.

O desenvolvimento do Atlas Solarimétrico foi conduzido pelo Centro de Gestão de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (CGPDI), utilizando o modelo de transferência radiativa Brasil-SR. Para isso, foram empregadas imagens de satélites e dados meteorológicos provenientes de 24 estações solarimétricas em superfície. O investimento total no projeto alcançou R$ 1,2 milhão, financiado com recursos próprios do Estado.

A sua energia é o nosso negócio.