Balsa movida a hidrogênio verde começa a operar nos EUA.
Balsas a diesel estão entre as maiores fontes de poluição nas orlas marítimas dos Estados Unidos, além se serem bem ruidosas. Mas, desde o último dia 19 de julho, moradores e visitantes da cidade de São Francisco, na Califórnia, podem contar oficialmente com uma balsa silenciosa e “mais limpa”. Batizada de Sea Change, a embarcação é a primeira do mundo 100% movida a hidrogênio a entrar em operação.

Com capacidade para 75 passageiros, a balsa é movida por células de combustível, que combinam hidrogênio e oxigênio para produzir eletricidade e alimentar motores elétricos, liberando na atmosfera apenas calor e vapor de água. Parte desse vapor, inclusive, é remineralizado e utilizado no bebedouro a bordo como água potável para ser consumida — a única embarcação do mundo com “emissões” bebíveis.
É equipada com células de combustível a hidrogênio que produzem eletricidade para acionar motores elétricos, permitindo que a embarcação navegue distâncias de até 300 milhas náuticas (cerca de 500 km) e alcance velocidades de até 10 nós (cerca de 27km/h).

“A Califórnia é um líder global na luta contra a crise climática, sendo pioneira em novas tecnologias para aumentar a energia limpa e reduzir a poluição – é por isso esta iniciativa de emissões zero é tão emocionante”, disse o governador da Califórnia, Gavin Newsom.

A sua energia é o nosso negócio.