Baterias de Carnot: uma solução inovadora para armazenar o excedente de energia solar e eólica.
As baterias de Carnot são uma nova e eficiente opção para sincronizar as energias solar e eólica com a demanda contínua da rede elétrica, armazenando eletricidade na forma de calor e alcançando até 70% de recuperação do excedente de energia renovável, tornando-se uma solução promissora para gerenciamento de energia. Equipes da Universidade de Bayreuth estão otimizando essas baterias para uso em larga escala, buscando encontrar os fluidos de trabalho ideais e reduzir a pegada ambiental desses sistemas de armazenamento.
Uma nova e eficiente opção para sincronizar as energias solar e eólica com a demanda contínua da rede elétrica é o uso inovador das baterias de Carnot. Em vez de recorrer a baterias convencionais ou de fluxo, cujo custo é elevado, as baterias de Carnot armazenam a eletricidade na forma de calor.
O nome dessas baterias é uma homenagem ao renomado físico francês Nicolas Léonard Sadi Carnot (1796-1832), fundador da termodinâmica, que calculou a conversão ideal de calor em trabalho.
Uma bateria de Carnot é composta por três componentes interligados em série: uma bomba de calor de alta temperatura, uma unidade de armazenamento de calor e um motor térmico. A bomba de calor converte a eletricidade proveniente das fontes intermitentes em calor, que é armazenado para uso posterior na unidade de armazenamento.
Quando necessário no mercado de energia, o motor térmico é acionado para liberar o calor armazenado, permitindo sua conversão em eletricidade novamente. Essa configuração cria um eficiente sistema de eletricidade-calor-eletricidade, tornando as baterias de Carnot uma solução promissora para o gerenciamento do excedente de energia renovável.
A sua energia é o nosso negócio.