Baterias de carros elétricos podem ser a chave para aumentar o armazenamento de energia; diz estudo.
A energia renovável é essencial para o objetivo do Acordo de Paris de limitar o aquecimento global bem abaixo de dois graus Celsius, mas a necessidade de aumentar rapidamente e a intermitência do vento e da energia solar levantaram preocupações sobre o atendimento da demanda de eletricidade.

Uma forma de ajudar a resolver este problema é aumentar a capacidade de armazenamento das redes elétricas, para que mesmo quando não há sol ou vento o fornecimento de energia não seja interrompido.

Uma nova pesquisa publicada na terça-feira descobriu que as baterias de carros elétricos podem ajudar a aumentar o armazenamento de curto prazo na rede em tempos de maior demanda ou menor oferta, estabelecendo esquemas de “veículo para rede” ou “segundo uso”.

“Aproveitar esse potencial terá implicações críticas para a transição energética”, disse o estudo publicado na Nature Communications.

Uma abordagem “veículo à rede” permitiria que os motoristas conectassem as baterias dos carros à rede para armazenamento de curto prazo quando necessário, disseram os autores.

Por exemplo, frotas comerciais podem injetar energia na rede quando estão em um depósito.

Os esquemas de “segundo uso” permitiriam que os motoristas vendessem ou doassem baterias de carro quando não pudessem mais ser usadas para alimentar veículos, o que geralmente ocorre quando sua capacidade cai abaixo de 70 a 80%.

Mesmo um baixo nível de participação dos motoristas pode fazer uma grande diferença, disseram os pesquisadores.

A sua energia é o nosso negócio.