Brasil alcança 2 milhões de residências com energia solar.
O Brasil chegou a 2 milhões de residências com energia solar nos telhados, segundo a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar). Com isso, o país alcança R$ 70,3 bilhões em investimentos acumulados desde 2012. A tecnologia está presente em praticamente todos os municípios brasileiros.

Ainda de acordo com a entidade, os telhados solares abastecem mais de 2,5 milhões de unidades por meio do compartilhamento de créditos de energia gerados pelos sistemas solares para imóveis da mesma titularidade e na mesma área de concessão da distribuidora local.
Os telhados solares nas residências acumulam em torno de 13 gigawatts (GW) de potência instalada. No total, a geração própria de energia solar possui, aproximadamente, 28 GW de capacidade operacional em residências, comércios, indústrias, propriedades rurais e prédios públicos no Brasil, que abastecem mais de 3,5 milhões de unidades consumidoras.
No ranking da Absolar, o estado de São Paulo ocupa o primeiro lugar em número de residências atendidas pela geração própria solar, com cerca de 385,3 mil casas atendidas. No segundo posto está o Rio Grande do Sul, com 303,1 mil. Minas Gerais, com a terceira posição, conta hoje com 291,8 mil imóveis com placas fotovoltaicas em seus telhados.
Um dos fatores que elevou a atratividade das placas solares residenciais é o recuo do preço, reflexo do aumento das vendas. Rodrigo Sauaia, CEO da Absolar, explica que o investimento em sistemas solares se paga em quatro a cinco anos, em média. Atualmente, há cerca de 100 linhas de financiamento disponíveis para ajudar a democratizar o acesso, oferecidas por instituições financeiras, fintechs e cooperativas de crédito.

A sua energia é o nosso negócio.