Brasil e EUA declaram crise climática e transição energética prioridades da agenda bilateral.
Brasil e Estados Unidos querem priorizar crise climática, desenvolvimento sustentável e transição energética, diz comunicado conjunto divulgado pelo Ministério das Relações Exteriores (MRE), na última sexta (10/2), após o encontro dos presidentes Lula e Joe Biden, na Casa Branca.
O novo governo vem apostando na promoção da economia verde para a reindustrialização do Brasil. A estratégia busca atrair investimentos do exterior.

Após assumir o cargo de ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), o vice-presidente Geraldo Alckmin declarou que a agenda era prioritária para assegurar a competitividade da produção brasileira no mercado internacional.

De acordo com o chefe do MDIC, a reindustrialização está relacionada à preservação do ambiente e à atração de novos negócios para a economia.

Em janeiro, Alckmin se reuniu com o vice-presidente da Comissão Europeia, Frans Timmermans, para discutir sobre temas ligados a comércio, meio ambiente e sustentabilidade.
Já o chanceler Olaf Scholz disse, no mês passado, que a Alemanha deseja colaborar em várias frentes para a agenda verde brasileira.
Scholz também reiterou que o Brasil é um ator importante para o avanço da economia verde global.

A sua energia é o nosso negócio.