Brasil ultrapassa 21 GW em geração distribuída de energia solar.
A geração própria de energia solar no Brasil ultrapassou 21 gigawatts (GW) de potência instalada em maio. O volume corresponde à capacidade de painéis fotovoltaicos instalados em residências, comércios, indústrias, produtores rurais, prédios públicos e pequenos terrenos do país.
Ao todo, são quase dois milhões de sistemas solares fotovoltaicos conectados à rede e cerca de 2,5 milhões de unidades consumidoras, de acordo com dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
São Paulo (2,9 GW), Minas Gerais (2,8 GW), Rio Grande do Sul (2,2 GW) e Paraná (2 GW) lideram em capacidade instalada.
Os painéis fotovoltaicos representam 98% de toda a potência da categoria de geração distribuída, segmento onde a produção de energia está próxima do consumidor.
Ainda segundo dados da Aneel, no Brasil, a geração residencial já atinge a marca de 10 GW de potência instalada, enquanto o setor comercial apresenta aproximadamente 6 GW.
Já a geração rural alcança aproximadamente 3 GW de capacidade, ante um pouco mais de 1 GW da industrial.
Apesar da predominância de cidades da região Centro-Oeste, o Sudeste lidera na GD, com aproximadamente 7 GW, seguido do Sul e Nordeste, com cerca de 5 GW e 4 GW, respectivamente.

O Centro-Oeste fica em quarto lugar, com pouco mais de 3 GW de capacidade, na frente apenas da região Norte, com cerca de 1 GW.

A sua energia é o nosso negócio.