Capacidade de geração de energia solar cresce quase 30% no RS em 2023.
Reflexo da disparada na busca por painéis fotovoltaicos observada nos últimos anos, a capacidade de geração de energia solar segue em expansão no Rio Grande do Sul. Levando em conta dados até novembro, a potência instalada do setor cresceu 29,38% neste ano no Estado na comparação com o final de 2022. Especialistas e integrantes do ramo afirmam que parte do aumento da estrutura ainda é uma resposta ao grande número de novas adesões durante o período com incentivo do governo federal. Por outro lado, dados mostram queda em novos pedidos de conexão. Fontes afirmam que esse movimento é natural em um ambiente de acomodação após picos observados em um passado recente.

Até novembro deste ano, a capacidade instalada de energia solar no Estado somava 2.560,45 megawatts (MW). No fim do ano passado, estava em 1.978,99 MW, segundo dados da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar). A potência instalada é a capacidade que o sistema tem de gerar energia e entregar aos usuários ligados à rede. O Estado segue na terceira colocação no país nesse quesito, atrás de São Paulo e Minas Gerais. Já o número de unidades consumidoras recebendo créditos avançou 28,68% no período.
A coordenadora estadual da Absolar no Estado e sócia da Solled Energia, Mara Schwengber, afirma que o setor vive uma espécie de acomodação neste ano. Parte da demanda observada em 2023 ainda é reflexo do grande volume de pedidos realizados antes do fim do subsídio que garantia vantagens para usuários que entrassem no sistema até janeiro.

A sua energia é o nosso negócio.