Capacidade global de energias renováveis pode triplicar até 2030.
De acordo com análise realizada pelo think tank de energia Ember, muitos países já estão no caminho para superar suas metas nacionais e é possível alcançar ampliação ainda maior das energias renováveis para triplicar sua capacidade global.
O relatório analisa as metas de renováveis para 57 países, além da União Europeia (UE), que, juntos, representam 90% das emissões globais do setor de energia. De acordo com essas metas, a capacidade global de energia renovável alcançará cerca de 7,3 terawatts (TW) em 2030, mais que dobrando em relação aos 3,4 TW em 2022. Mais de 75% dessa capacidade, quando indicada, será proveniente de energia solar e eólica.
Crescimento acelerado das renováveis:
– Se os países analisados pela Ember mantiverem a taxa de crescimento de 17% alcançada desde 2016 durante o restante desta década, isso colocaria o mundo no caminho para triplicar a capacidade de renováveis;
– O ano de 2023 foi outro ano recorde para as renováveis, com a Agência Internacional de Energia (IEA) prevendo 500 gigawatts (GW) de adições neste ano, aumento de 71% em relação a 2022;
– Mais energia solar foi instalada em 2023 do que a capacidade renovável total dos Estados Unidos;
– Isso foi possibilitado por aumento ainda mais rápido na capacidade de fabricação de painéis solares, que dobraram em apenas dois anos e espera-se que ultrapassem os 1.000 GW em 2024.
A sua energia é o nosso negócio.