Captura de carbono demandará centenas de novos hubs até 2050.
para alcançar as metas de emissões líquidas zero de CO2 até 2050, a captura, armazenamento e utilização de carbono (CCUS – Carbon Capture, Usage and Storage – na sigla em inglês) precisa aumentar 120 vezes em relação aos níveis atuais, aponta uma análise da McKinsey.
Isso significa capturar 4,2 bilhões de toneladas do gás de efeito estufa por ano. Em 2021, a tecnologia respondeu pela captura de apenas 44 milhões de toneladas de CO2.
É um desafio e tanto, considerando os altos custos para capturar, transportar e armazenar o gás, a necessidade de desenvolver infraestruturas e regulações, e os riscos de capital associados.
Não à toa, a solução que as companhias encontraram para reduzir riscos e custos é a associação em hubs para compartilhar a infraestrutura.
Atualmente, existem 15 hubs CCUS no mundo, em vários estágios de desenvolvimento. Mas a McKinsey sugere que cerca de 700 clusters poderiam ser estabelecidos globalmente.
Com destaque para o Leste Asiático, cujo alto volume de emissões da região pode ser coberto por sua alta capacidade de armazenamento.
O estudo se concentra nos custos, que variam consideravelmente entre tecnologias e setores.
A sua energia é o nosso negócio.