Com palestras, workshops e exposição de projetos sustentáveis como um barco movido a energia solar, Green Rio volta à Marina da Glória.
A Marina da Glória volta a ser palco do Green Rio/Green Latin America, evento voltado para soluções sustentáveis e para a bioeconomia mundial. A 12ª edição do encontro, reconhecido pela prefeitura como Iniciativa Rio Capital do G20, será realizada nesta quinta (30) e na sexta, das 10h às 18h, e no sábado, das 10h às 17h, gratuitamente.
Entre as novidades desta edição está o auditório Blue Economy RIO Summit, em parceria com a Secretaria de Estado de Ambiente e Sustentabilidade do Rio, que vai reunir especialistas da Economia Azul do Brasil, de outros países e da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Um dos painéis é o “Economia azul: oportunidades e desafios”, com o economista belga Gunter Pauli, criador da blue economy, na sexta-feira, às 10h30. O painel terá uma apresentação da secretária do Ambiente e Sustentabilidade, Ana Asti.
Assim como nas edições anteriores, o Green Rio contará com o workshop de bioeconomia Brasil-Alemanha, tendo Joachim Schemel, vice-cônsul do país, como um dos mediadores, ao lado de Maria Beatriz Bley Costa, CEO do Green Rio.
O Núcleo de Inovação Tecnológico da Universidade Federal do Rio de Janeiro (InovaUFRJ) vai expor protótipos inovadores que demonstram o potencial do ecossistema universitário, como o Baja, veículo off-road desenvolvido por estudantes, que representa o potencial criativo e a capacidade técnica dos engenheiros. Também será apresentado, em sua forma original, um barco movido a energia solar, equipado com placas fotovoltaicas que transformam a luz solar em energia limpa para a sua propulsão. Esse projeto simboliza a busca contínua por soluções sustentáveis que possam ser aplicadas no dia a dia, especialmente em regiões que dependem do transporte aquaviário.
A sua energia é o nosso negócio.