Com políticas adequadas a Europa pode ultrapassar o objetivo de produção anual fotovoltaica em 2025.
A Aliança Europeia da Indústria Solar Fotovoltaica (ESIA), lançada pela Comissão Europeia e com a EIT InnoEnergy com função de secretariado, à qual se juntaram a SolarPower Europe e o European Solar Manufacturing Council no comité diretivo da aliança, revela que a Europa, com as políticas adequadas, pode ultrapassar o objetivo da União Europeia de 30 GW de capacidade de produção fotovoltaica anual até 2025. Esta projeção baseia-se em dados de negócio de mais de 20 novos projetos fotovoltaicos em desenvolvimento.
Estas conclusões surgem com a divulgação do plano de ação dos grupos de trabalho da ESIA na Intersolar Europe, em Munique, Alemanha. Este plano de ação reúne conhecimentos especializados de mais de 120 organizações de 17 países, que representam toda a cadeia de valor da energia solar fotovoltaica na Europa, para progredir em quatro áreas-chave: condições comerciais não-financeiras, desafios da cadeia de abastecimento, instrumentos financeiros e competências profissionais.
Um dos pontos principais do plano de ação é melhorar a competitividade da cadeia de abastecimento internacional, assim como os custos da energia, a sustentabilidade, a reciclagem e a rastreabilidade.
O plano de ação propõe ainda condições comerciais não-financeiras para promover a energia solar “Best-in-Class”, com credenciais ambientais, sociais e de governança, bem como ações destinadas a endereçar as lacunas na cadeia de valor, a formação e a educação em matéria de reciclagem, a atratividade e a sensibilização e a mobilidade.
A sua energia é o nosso negócio.