Congresso discute futuro das mulheres no mercado de energia renovável.
Com o objetivo de incentivar que mais e mais mulheres ocupem cargos de liderança em novos segmentos do mercado, Brasília receberá, nos dias 7 e 8 de março, o 2º Congresso Brasileiro de Mulheres da Energia, no Hotel Royal Tulip Brasília Alvorada. O evento nacional contará com uma programação 100% composta por palestras de mulheres que trabalham e pesquisam no setor de energia renovável, como um reforço ao Dia Internacional da Mulher.
Segundo a Agência Internacional de Energias Renováveis (Irena, em inglês), as mulheres ocupam apenas 32% dos empregos no mercado de energia solar em todo o mundo. Quando a lente é direcionada para o Brasil, é possível ver os desafios mais de perto: 64% das profissionais da área já ouviram comentários sexistas e 49% já sofreram discriminação no trabalho por causa do seu gênero.
Tendo isso em mente, o congresso aposta na qualificação das profissionais para garantir que elas tenham as mesmas chances de um concorrente masculino em um segmento que despontou nos últimos anos.
“Num segmento responsável por gerar 11,5 milhões de empregos no mundo e com perspectiva de criar 42 milhões de empregos até 2050, as expectativas são as mais positivas possíveis para as mulheres”, lembra Lúcia Abadia, idealizadora do evento.
A sua energia é o nosso negócio.