Uma equipe da Escola Politécnica Federal de Lausanne (EPFL), na Suíça, desenvolveu o projeto Solar Impulse, idealizado pelo explorador suíço Bertrand Piccard e o engenheiro suíço Bertrand Borschberg. A escola, que tem como foco de seus serviços a fabricação de aeronaves, trabalhou com a ideia de um modelo movido a energia solar, ou seja, sem queima de combustível. O mesmo apresenta um design semelhante ao Boeing 747, pesando 1 tonelada e meia apenas.
Aviões como o Impulse 2 estão sendo considerados laboratórios ambulantes. Porque, como sabemos, este é realmente o objetivo da Engenharia, transformar esses veículos em um modo de transporte movido à eletricidade. E pelo que os cientistas perceberam, os mesmos possuem grande eficiência em seus motores; apenas 27% do sistema seria térmico, os propulsores não utilizam combustível e perdem no processo apenas 3% de toda sua energia. Em comparação, motores movidos a propulsão por meio da combustão chegam a perder até 73% de energia.
Recorde já quebrado pelo Impulse 2
A saber, o Impulse 2 é o primeiro avião movido a energia solar a dar a volta ao mundo!
Em 2016, foi realizada uma experiência com o protótipo. Coberto de 17 mil painéis solares e com estrutura pesando apenas o equivalente a um carro SUV, ele ficou meses e meses no ar. Na ocasião, sobrevoou a Terra sem usar uma gota de combustível. Não é impressionante? Escreva a impressão que você teve da tecnologia na aba de comentários!
A sua energia é o nosso negócio.