Conta de luz terá aumento médio de 16,6% no Brasil entre 2022 e 2030.
A tarifa de energia terá um aumento de 16,6% no Brasil entre 2022 e 2030, mostra estudo elaborado pela consultoria Volt Robotics. A estimativa leva em conta a evolução de custos para baixa tensão em 26 distribuidoras que representam 90% do mercado do país. O levantamento foi apresentado em evento promovido pela Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar) em São Paulo (SP), ocorrido em 6 de julho.
A pesquisa contabilizou o impacto de diferentes componentes na variação de custos, como encargos, transmissão, energia e distribuição, além de simular o comportamento do consumidor de energia nos próximos anos.
Conta de luz residencial sobe 6,79% no primeiro semestre
Dados do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), divulgado nesta terça-feira (11/07) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostram que a energia elétrica residencial acumulou aumento de 6,79% no primeiro semestre de 2023. O número supera a inflação do país no período, que foi de 2,87%.
No mês de junho, a conta de luz seguiu trajetória oposta ao IPCA, que recuou em 0,08%, registrando incremento de 1,43%. Conforme o IBGE, essa foi o principal impacto no grupo Habitação, que teve incremento de 0,69%, a maior variação de alta do período.
A sua energia é o nosso negócio.