Conta de luz vai ficar mais cara em outubro.
As contas de luz vão ficar ainda mais caras a partir desta terça-feira (1º). A Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) anunciou a bandeira tarifária vermelha patamar dois em outubro.

O que muda ao consumidor
Serão cobrados R$ 7,877 a mais para cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos. Na bandeira vermelha um, em vigor em setembro, eram cobrados R$ 4,46 a cada 100 kWh.

Conta está mais cara por seca no país. A Aneel afirma que o que levou ao acionamento da bandeira foram o risco hidrológico e o aumento do preço de liquidação de diferenças que foram influenciados pelas previsões de baixa afluência para os reservatórios das hidrelétricas e pela elevação do preço do mercado de de energia elétrica ao longo do mês de outubro.
Aneel diz que houve uma sequência de bandeiras verdes de abril de 2022 até julho de 2024, com o acionamento da bandeira amarela. Depois foi acionada a bandeira verde em agosto e vermelha patamar um em setembro.

Sistema de bandeiras tarifárias foi criado pela Aneel em 2015. O objetivo é indicar aos consumidores os custos da geração de energia no Brasil.
Veja alguns dos equipamentos que têm maior gasto de energia:
– Ar-condicionado: pode representar até 40% do consumo de energia da residência
– Aquecedor de água: responsável por até 25% do consumo, principalmente nas regiões mais frias
– Geladeira: consome entre 10% e 20% da energia total
Iluminação: representa cerca de 15% do total da conta
– Equipamentos eletrônicos: os itens que ficam em stand-by, como televiões e computadores, podem consumir até 10% da energia da residência
– Máquinas de lavar roupas e secadoras: consomem de 5% a 10% da energia

A sua energia é o nosso negócio.