Dia internacional da mulher.
Setor solar é a que mais emprega mulheres entre empresas de energia.
Relatório realizado pela Agência Internacional de Energias Renováveis (Irena, em inglês) mostra que a proporção de mulheres que trabalham em cargos de tempo integral na indústria solar fotovoltaica é de 40% – quase o dobro da participação na eólica (21%) e no petróleo e gás (22%) –, mas a maioria (58%) atua em funções administrativas.

Em cargos técnicos como advogadas ou especialistas em aquisições, elas preenchem cerca de 38% das vagas.

Em funções relacionadas à ciência, tecnologia, engenharia e matemática (STEM), a participação cai para 32%.

Enquanto nos cargos de liderança, mulheres ocupam 30% dos gerenciais e apenas 13% das gerências sêniores.

Com cerca de 4,9 milhões de postos de trabalho no mundo, a indústria de energia solar fotovoltaica é a que mais emprega no setor de energia renovável, mas corre o risco de excluir talentos essenciais para seu crescimento, caso não inclua uma lente de gênero nos negócios.

“As mulheres enfrentam desafios para entrada, retenção e avanço na força de trabalho de energia solar fotovoltaica. As barreiras mais proeminentes são as percepções dos papéis de gênero, a falta de políticas justas e transparentes e as normas culturais e sociais que moldam o comportamento”, aponta o relatório.

Eliminar essas barreiras é uma questão crítica.

Passa, inclusive, por mudanças em políticas públicas capazes de estabelecer um ambiente mais favorável à inserção e permanência das mulheres no mercado.

A sua energia é o nosso negócio.