Eletrobras Furnas cria módulo nacional pioneiro de energia termossolar.
A Eletrobras Furnas acaba de concluir o projeto de Pesquisa e Desenvolvimento – P&D da ANEEL (PD-0394-1718/2017) – do primeiro coletor nacional termossolar do tipo calha cilindro-parabólica. O protótipo, instalado em Aparecida de Goiânia (GO) e desenvolvido em parceria com a Eudora Energia, garante que 75% da irradiação solar coletada seja transformada em calor.
O coletor de energia solar consiste em uma estrutura com perfil parabólico, constituída por um conjunto de espelhos onde os raios solares são refletidos. Com a retenção e transferência do calor, num processo de irradiação direta (DNI), o equipamento produz o aquecimento de uma tubulação de óleo que chega a 390oC, meta estabelecida para o projeto de energia termossolar da Eletrobras Furnas.
Os resultados do projeto foram apresentados durante o workshop ‘Encerramento de Projeto de P&D Termossolar’, realizado no dia 26/4 no auditório do Departamento de Segurança de Barragens e Tecnologia da Eletrobras Furnas, em Aparecida de Goiânia (GO).
Desenvolvido com ligas de aço e tecnologias nacionais, o equipamento propicia eficiência energética e deve contribuir para a economia de recursos financeiros e preservação ambiental.
A sua energia é o nosso negócio.