Em evento, secretários do MDIC destacam liderança mundial do Brasil na transição energética.
s vantagens do Brasil na pauta da transição energética estiveram no centro das apresentações feitas nesta terça-feira (15/8) por dois representantes do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) presentes na conferência “O powershoring e a neoindustrialização verde no Brasil”. Os secretários Uallace Moreira Lima, de Desenvolvimento Industrial, Inovação, Comércio e Serviços (Sdic), e Rodrigo Rollemberg, de Economia Verde, Descarbonização e Bioindústria (SEV), destacaram a posição estratégica do país na pauta da sustentabilidade.

A conferência abordou o potencial da descentralização de cadeias produtivas globais para países próximos a centros de consumo e que ofereçam energia limpa, segura, barata e abundante. O evento foi promovido pelo ministério, em parceria com Confederação Nacional da Indústria (CNI), Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF), BNDES e Banco do Nordeste (BNB).

Na opinião de Rollemberg, a agenda de regulamentação da economia verde proporciona ao Brasil condições privilegiadas no cenário mundial. O secretário de Economia Verde mencionou o alinhamento entre diferentes áreas do governo, do Congresso e da iniciativa privada na implementação dessa pauta, tratada como prioridade pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Nesse sentido, citou a atuação do vice-presidente e titular do MDIC, Geraldo Alckmin, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, o presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Aloizio Mercadante, e o presidente da Câmara, Arthur Lira.

A sua energia é o nosso negócio.