Empresa brasileira vai desenvolver inteligência artificial para monitorar painéis solares.
A PV Operation, que é especialista no ramo de operação remota de usinas solares, fechou um acordo com o Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) e a universidade suíça, Fachhochschule Nordwestschweiz, para desenvolver inteligência artificial capaz de monitorar painéis solares.
De acordo com as entidades envolvidas, a ideia é a empresa criar uma plataforma baseada em Auto Machine Learning (AutoML) para operação e manutenção preditivas. O sistema, conforme a PV Operation, pode entender e diferenciar perdas de geração de energia nos painéis solares, como sombreamento, desgaste de peças, sujeira e outros problemas que o sistema possa enfrentar.
Assim que desenvolvida, a plataforma fará parte do sistema da empresa especializada, que conta com aproximadamente 15 mil sistemas solares (1 gigawatt). Vale destacar ainda que o trabalho começou no início do ano entre as instituições, com um grupo formado por especialistas em energia solar, pesquisadores, cientistas e desenvolvedores.
O objetivo da parceria, segundo as instituições, é deixar o Brasil preparado para novas tecnologias e também seus consumidores que tenham sistemas solares instalados. Atualmente, há cerca de 1,5 milhão de conexões fotovoltaicas em um número de cidades brasileiras que ultrapassa 5 mil pelo país. O investimento total desse número passou dos R$ 82,9 bilhões na última década.
A sua energia é o nosso negócio.