Empresa do Grupo Sinopec inicia obras da maior usina de hidrogênio verde do mundo.
A China Petrochemical Corporation, do grupo Sinopec, anunciou nesta semana o começo das atividades de sua nova usina de hidrogênio verde na cidade de Kuqa, no noroeste do gigante asiático. Trata-se da maior fábrica deste combustível em operação na China, com capacidade para a produção de 20 mil toneladas anualmente. Nova usina terá capacidade para armazenar 210 mil m³ de hidrogênio verde O projeto da usina, que teve início em março do último ano, é o primeiro da China a produzir mais de 10 mil toneladas de hidrogênio verde utilizando energia solar. A estimativa é que esta iniciativa reduza em até 485 mil toneladas de emissões de CO2 de dióxido de carbono por ano
O hidrogênio verde (H2) é chamado de combustível do futuro por ser muito mais limpo que os combustíveis fósseis e de ser abundante na Terra. Para separá-lo da água, é realizado um processo de eletrólise com correntes elétricas. Essa energia pode ser gerada por fontes renováveis, como energia eólica, hidrelétricas e solar. Segundo a empresa responsável pela usina na China, a unidade possui capacidade para armazenar 210 mil metros cúbicos de hidrogênio verde, além de capacidade para transportar 28 mil metros cúbicos por hora. A China Petrochemical Corporation é uma das maiores refinarias de petróleo do país asiático, entretanto vem realizando grandes investimentos em energia limpa.
O grupo gera cerca de 4,5 milhões de toneladas de hidrogênio anualmente e já desenvolveu mais de 100 estações de abastecimento de hidrogênio na China. Entretanto, grande parte do combustível consumido não é totalmente renovável, visto que é produzido a partir do gás natural.
A sua energia é o nosso negócio.