Energia limpa deve ultrapassar carvão em 2025.
Nos EUA, a eletricidade gerada a partir de fontes renováveis de energia ultrapassou o carvão pela primeira vez em 2022, segundo dados divulgados recentemente pelo governo norte-americano. Esse aumento foi impulsionado pelo avanço das fontes solar e eólica, que juntas contribuíram com cerca de 14% da eletricidade produzida nos EUA, seguidas pela energia hidrelétrica, que contribuiu com 6%, e pelas fontes de biomassa e geotérmica, que geraram cerca de 1%. Já o carvão representou 20 % da geração elétrica no ano passado.

Para Gregory Wetstone, presidente e CEO do Conselho Norte-americano de Energia Renovável, esse crescimento acelerado é impulsionado em grande parte pela economia. “Na última década, o custo nivelado da energia eólica caiu 70%, enquanto o custo nivelado da energia solar caiu ainda mais impressionantes 90%. A energia renovável é agora a fonte mais acessível de nova eletricidade em grande parte do país”, disse Wetstone em entrevista à AP.

Especialistas como Melissa Lott, diretora de pesquisa do Centro de Política Energética Global da Universidade de Columbia, acreditam que a Lei de Redução da Inflação (IRA), que entrou em vigor no ano passado nos EUA, influenciou a quantidade de projetos de energia renovável que entraram em operação em 2022. E a expectativa agora é de um impacto crescente na aceleração de projetos de energia limpa nos próximos anos.

A sua energia é o nosso negócio.