Energia renovável chega a quase 50% da matriz elétrica brasileira.
Estudo indica que o Brasil lidera geração de energia limpa entre os países dos Brics.
Energia eólica:
De acordo com dados do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), a energia eólica hoje representa 10,9% da matriz elétrica brasileira e a expectativa é que chegue a 13,6% ao fim de 2025. Os maiores parques estão na região Nordeste. Em julho, foram quatro recordes de geração eólica média e quatro de geração instantânea (pico). Segundo o ministério, em um único dia, a média inédita chegou a 11.399 MW, suficiente para abastecer a 102% da região Nordeste durante 24 horas.
Energia solar:
A energia solar representa 5% da matriz, tendo crescido 63% nos últimos doses meses. A energia solar centralizada (gerada por grandes usinas) são 2% e solar distribuída (pequenas centrais de geração) foi 3%. De acordo com o Ministério de Minas e Energia, nos últimos três anos, o crescimento da energia solar centralizada foi de 200%, enquanto que a solar distribuída passou de 2.000%. Segundo o Ministério de Minas e Energia, só em 2020, a capacidade instalada em energia solar fotovoltaica cresceu 66% no país.
Compromisso:
O crescimento na matriz de energia limpa ajudará o Brasil a honrar o compromisso assumido na Cúpula do Clima deste ano de antecipar a neutralidade climática de 2060 para 2050.
A sua energia é o nosso negócio.