Energia Solar supera combustíveis fósseis no Texas.
Em março deste ano, o Texas, tradicionalmente conhecido por suas imensas reservas de combustíveis fósseis, fez história ao gerar mais eletricidade a partir da energia solar do que do carvão pela primeira vez. A surpresa continuou em 14 de maio, quando o estado estabeleceu um novo recorde nos Estados Unidos, atingindo 19,1 gigawatts de energia solar em um único dia, segundo dados do Grid Status.

O que torna essa conquista ainda mais notável é que o Texas ultrapassou a Califórnia, um estado que há décadas lidera a corrida pela energia limpa. Em 2019, o Texas tinha pouco mais de 2GW de capacidade solar, enquanto a Califórnia contava com 13GW. Hoje, o Texas soma impressionantes 23,6GW, superando os 21,2GW da Califórnia.

Com a conexão de novas usinas solares, o Texas está a caminho de adicionar mais capacidade solar per capita em um único ano do que qualquer outro estado dos EUA ou país no mundo, de acordo com o think-tank de energia Ember. Em poucos anos, o Texas, antes sinônimo de combustíveis fósseis, tornou-se um colosso da energia limpa.
Apesar de ainda depender do gás natural, a transição do Texas para a energia solar mostra que a economia pode superar a política e a ideologia. Mesmo sendo um estado com maioria republicana, tradicionalmente pró-combustíveis fósseis, os incentivos financeiros estão promovendo a adoção de energia limpa. O fator econômico está transformando até os maiores céticos em defensores da energia renovável.

A sua energia é o nosso negócio.