Energias eólica e solar, compostagem e cobertores de garrafa pet: as apostas de hotéis de Gramado para um turismo mais sustentável.
Conceito cada vez mais recorrente e necessário quando se pensa em garantir o bem-estar das próximas gerações e a preservação ambiental, a sustentabilidade também pode ser aplicada quando o assunto é viajar. Para além de oferecer conforto e uma experiência diferenciada aos clientes, os serviços de hospedagem têm investido em práticas que respeitam os recursos naturais, que fortalecem as comunidades locais e ainda geram uma imagem positiva no setor e na sociedade. Gramado, na Serra, se destaca neste sentido. Ao menos é o que aponta um levantamento recente da plataforma de viagens Booking.com, que colocou a cidade da Região das Hortênsias entre os 10 destinos mais sustentáveis do Brasil em 2023.

A pesquisa leva em consideração o número de empreendimentos reconhecidos com o selo Viagem Sustentável. Para receber a certificação, com um ícone formado por folhas verdes no site, o hotel precisa adotar práticas sustentáveis e informá-las à plataforma. O Booking.com considera 32 medidas diferentes, voltadas, por exemplo, à utilização da água, à destinação de resíduos e à energia.
As ações também se voltam para o ambiente interno do empreendimento com detector de presença para iluminação das áreas sociais, incentivo à reutilização de toalhas e lençóis por parte dos hóspedes, chuveiros e torneiras de alta performance, reduzindo o uso de água, além de escolha por fornecedores que comprovadamente tenham iniciativas que beneficiem o meio ambiente e recolhimento de tampinhas plásticas.

A sua energia é o nosso negócio.