Engenheiros dos EUA criam tecnologia que produz energia limpa com o ar.
Cientistas dos Estados Unidos descobriram uma forma de produzir energia limpa a partir do ar.
O device se chama Air-gen, um dispositivo móvel de geração de eletricidade que usa uma rede de nanofios de proteínas para transformar a umidade do ar em “tempestades de energia”.
Os cientistas descreveram o fenômeno como “nuvens em pequena escala” que podem produzir eletricidade de forma previsível e contínua, em uma ampla variedade de condições. Não dependem do sol, por exemplo, nem do vento, como é o caso das células para energia solar e eólica, destaca o Daily Mail.
“O ar contém uma quantidade enorme de eletricidade”, explica o autor sênior do estudo, Jun Yao, da Universidade de Massachusetts Amherst, nos EUA. “Pense em uma nuvem, que nada mais é do que uma massa de gotículas de água. Cada uma dessas gotículas contém uma carga e, quando as condições são adequadas, a nuvem pode produzir um raio, mas ainda não sabemos como capturar a eletricidade de forma confiável a partir de um raio”.
O Air-gen resolve esse problema replicando as condições de nuvens de tempestade ricas em energia e prendendo o vapor de água carregado dentro de uma rede de minúsculos poros em nanoescala. Muitos materiais diferentes podem ser usados para extrair energia dessa técnica.
A sua energia é o nosso negócio.