Estacionamentos podem virar usinas de energia solar no futuro.
Atualmente, a França gera 25% da sua eletricidade com energias renováveis. Parece razoável, entretanto, ainda é menos que os seus vizinhos europeus. Para acelerar essa mudança, o Senado francês aprovou um projeto de lei ambicioso. A ideia é exigir a instalação de painéis solares para cobrir vagas nos estacionamentos.
Aqueles que tiverem de 80 a 400 vagas terão cinco anos a partir de julho de 2023 para se adequarem (estacionamentos maiores terão apenas três anos para mudar a partir da mesma data).
A lei prevê que a metade da área dos estacionamentos seja dedicada para as placas solares. O governo diz que a iniciativa pode gerar 11 gigawatts de energia, o equivalente a 10 reatores nucleares — uma das principais fontes de energia do país.
Algumas exceções de isenção são quando os estacionamentos ao ar livre não têm condições técnicas e/ou de segurança para a instalação da infraestrutura. Lotes sombreados por árvores em pelo menos metade da sua área, por exemplo, também podem escapar da exigência.
A sua energia é o nosso negócio.