Estádio do Pacaembu terá usinas de energia solar e carregadores de carros elétricos.
O estádio do Pacaembu, em São Paulo (SP), contará com duas usinas solares fotovoltaicas de 250 kWp. A instalação integra um projeto de eficiência energética desenvolvido pela CPFL Soluções, em parceria com a concessionária Allegra Pacaembu, consórcio responsável pela gestão do complexo esportivo desde 2020.
Além das usinas de energia solar, o estádio contará ainda com uma usina de cogeração a gás natural, dois bancos de baterias para estabilidade no fornecimento, quatro geradores de emergência, um sistema de monitoramento inteligente e dez carregadores de veículos elétricos.
Conforme a CPFL, o projeto faz parte do processo de modernização do estádio e o início da implantação deve ocorrer no primeiro trimestre de 2023, com conclusão prevista para o final do mesmo ano. O investimento será de aproximadamente R$ 70 milhões.
A CPFL ficará responsável também pela operação e manutenção de todos os sistemas, com equipe residente, por 15 anos, totalizando aproximadamente R$ 300 milhões em contratos.
A sua energia é o nosso negócio.