Estrada solar na China gera cerca de 1 milhão de kWh de energia limpa por ano, eletricidade é usada para iluminação e outros serviços públicos no país.
Quando se trata de energia renovável, particularmente energia solar, a China continua superando até mesmo suas próprias conquistas. Além de fazer investimentos financeiros significativos nesse tipo de energia, o país também é o orgulhoso proprietário da primeira estrada solar do mundo.
O Governo Chinês inaugurou a estrada solar na cidade de Jinan, capital da província de Shandong há cerca de 3 anos. Foi construído uma via expressa totalmente coberta de painéis fotovoltaicos que capta a luz do sol para criar energia.
O trecho da via recebeu três coberturas distintas, concreto transparente na parte superior, que deixa passar a luz, painéis solares no centro e isolamento na parte inferior. De acordo com a agência de notícias estatal People’s Daily, a estrada solar tem uma superfície de 5.875 metros quadrados e um comprimento de dois quilômetros.
Em entrevista à mídia chinesa, um especialista em engenharia de transporte da Universidade de Tongji, chamado Zhang Hongchao, disse que a estrada solar pode suportar dez vezes a pressão que o asfalto comum. Além disso, produz um milhão de quilowatts-hora (kWh) de energia a cada ano.
Os investimentos por parte do governo para a obra giraram em torno de 3.000 yuans, cerca de R$2.160 em conversão direta, por metro quadrado de via. Isso é bem mais caro que o asfalto comum, o que gerou algumas críticas ao projeto, que custou cerca de R$ 12,7 milhões no total.

A sua energia é o nosso negócio.