EUA anunciam aumento de tarifas de importação sobre carros elétricos, baterias e painéis solares chineses.
Os Estados Unidos aumentaram as tarifas de importação sobre diversos produtos chineses, incluindo veículos elétricos, baterias e painéis solares. Em comunicado, a Casa Branca alegou que “as práticas comerciais injustas da China em matéria de transferência de tecnologia, propriedade intelectual e inovação estão ameaçando as empresas e os trabalhadores americanos” e que país oriental “está inundando os mercados globais com exportações artificialmente a preços baixos”.
Em relação aos produtos verdes, a tarifa sobre veículos elétricos aumentou de 25% para 100%; a sobre baterias EV de íon de lítio e peças de bateria, de 7,5% para 25%, e a sobre painéis solares (montados ou em módulos), de 25% para 50%. A taxa para alguns minerais críticos passou de zero para 25% em 2024 e o mesmo acontecerá, em 2026, para grafite natural e ímanes permanentes.
Os meios de comunicação estatais chineses reagiram, conforme relatado pela Reuters. Eles acusaram os Estados Unidos de subverterem os seus próprios princípios de comércio livre e de tomarem medidas que ameaçam os objetivos climáticos e aumentam os custos para os consumidores americanos.
A sua energia é o nosso negócio.