Europa em ebulição: continente é o que aquece mais rapidamente, com quase o dobro da taxa média global, diz relatório

A Europa é o continente que aquece mais rapidamente, e as suas temperaturas estão aumentando cerca de o dobro da média global, informaram nesta segunda-feira (22) duas importantes organizações de monitoramento do clima, alertando para as consequências para a saúde humana, o derretimento dos glaciares e a atividade econômica.

Organização Meteorológica Mundial da ONU (OMM) e a agência climática da União Europeia, Copernicus, afirmaram em um relatório conjunto que o continente tem a oportunidade de desenvolver estratégias específicas para acelerar a transição para recursos renováveis como a energia eólica, solar e hidrelétrica em resposta aos efeitos da crise climática.

O continente gerou 43% da sua eletricidade a partir de recursos renováveis no ano passado, acima dos 36% do ano anterior, afirmam as agências no seu relatório sobre o estado do clima na Europa do ano passado. Pelo segundo ano consecutivo, foi gerada mais energia na Europa a partir de energias renováveis do que a partir de combustíveis fósseis.

As últimas médias de cinco anos mostram que as temperaturas na Europa estão agora 2,3ºC acima dos níveis pré-industriais, em comparação com 1,3ºC mais elevados a nível global, diz o relatório – um pouco abaixo das metas do acordo climático de Paris de 2015, de limitar o aquecimento global a 1,5ºC.

“A Europa assistiu a mais um ano de aumento das temperaturas e intensificação dos extremos climáticos – incluindo estresse térmico com temperaturas recordes, incêndios florestais, ondas de calor, perda de gelo glaciar e falta de neve”, disse Elisabeth Hamdouch, vice-chefe da unidade Copernicus no executivo da UE, conforme a agência de notícias AP.

O relatório constitui um complemento continental ao principal relatório da OMM sobre o clima global, que tem sido publicado anualmente há três décadas, e que este ano veio com um “alerta vermelho” destacando que o mundo não está fazendo o suficiente para combater as consequências do aquecimento global.

A sua energia é o nosso negócio.