Fazenda solar espacial poderá viabilizar colonização da Lua.
A Agência Espacial Europeia (ESA) reforçou o apoio que vem dando à empresa suíça Astrostrom para o desenvolvimento de técnicas para a captura de energia solar no espaço e sua transmissão para uso no solo – da Terra, da Lua ou de Marte.
A Astrostrom já apresentou vários conceitos na área, mas o que está merecendo a atenção no momento é a Estação Maior de Energia Terra-Lunar (Greater Earth Lunar Power Station), cujo projeto atende pela sigla GE?-LPS – o símbolo de um círculo dividido por uma cruz central (?) é o símbolo astronômico grego para o planeta Terra.
O projeto prevê um satélite de energia solar construído principalmente a partir de recursos lunares, incluindo células solares fabricadas na Lua a partir de pirita de ferro monocristalina.
Inspirado em uma borboleta, o GE?-LPS conta com painéis solares em forma de V, com antenas integradas para transmissão da energia para o solo, tudo implantado em uma configuração de hélice que se estende por mais de um quilômetro quadrado de ponta a ponta.
O projeto produziria 23 megawatts contínuos de energia, transmitido por micro-ondas para receptores na superfície lunar, atendendo às necessidades das atividades de superfície, incluindo futuras bases tripuladas.
A sua energia é o nosso negócio.