Nesta quinta-feira (13), a Neoenergia e a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) anunciaram a construção da primeira Usina Solar Fotovoltaica Flutuante da Ilha de Fernando de Noronha. Com 949 placas solares e uma geração de aproximadamente 1.238 MWh/ano, a usina, que funcionará no espelho d’água do Açude do Xaréu, suprirá mais de 50% do consumo de energia da Compesa dentro da ilha, além de emitir cerca de 1.663 toneladas a menos de CO2.

A planta do novo sistema de energia renovável conta com um investimento de R$ 10 milhões, proveniente do Programa de Eficiência Energética da Neoenergia Pernambuco, com regulação da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

Além da Usina Solar Fotovoltaica Flutuante, a Neoenergia tem desenvolvido outros projetos sustentáveis em Noronha. Entre eles, a recém inaugurada Usina Solar Vacaria, cuja geração estimada é de 75 MWh/ano. A planta solar foi pensada para trabalhar, em conjunto com outra usina, no abastecimento de veículos elétricos na ilha. A potência das duas estruturas será de 100 kWp, gerando o triplo da energia necessária para o fim. O excedente de produção será redirecionado à rede de distribuição do arquipélago.

Essas iniciativas fazem parte do Projeto Trilha Verde, que busca contribuir com a descarbonização por meio do incentivo ao uso de veículos elétricos dentro da ilha.

A sua energia é o nosso negócio.