Geração de energia solar aumenta 18% com o calor da primavera e verão.
A maior incidência de calor no último trimestre do ano, meses que coincidem com a primavera e verão no Brasil, faz com que a geração de energia solar aumente 18% na comparação com a média de outros meses.
Com mais de 2.200 horas de luz do sol por ano no território brasileiro, segundo medição feita pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), a variação diária é de entre 4.444 Wh/m² e 5.483 Wh/m², de acordo com dados do Atlas Brasileiro de Energia Solar.
Esse aumento considerável de geração de energia solar favorece o bolso do consumidor que optou pela instalação de painéis fotovoltaicos tanto em residências como nas empresas, apesar do período também representar um maior consumo de energia, o que representa uma compensação significativa.
Este crescimento, ao mesmo tempo, contribui para compor a matriz elétrica do País. Dos 33,7 GW operacionais em 2023, que correspondem a 15,4% da composição da matriz elétrica nacional, pelo menos 21 GW são gerados por pequenos e médios sistemas solares em residências, comércios, academias, escolas, propriedades rurais e prédios públicos. Até o momento, o Brasil tem instaladas 1.652.883 estruturas fotovoltaicas em residências. Comércio e serviços aparecem em segundo lugar, com 228.427, conforme indicam dados da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Aneel/Absolar).
A diminuição de custos para instalação de painéis solares fotovoltaicos no País, aliada aos benefícios da geração de energia solar, tem feito com que o sistema se popularize cada vez mais, atingindo todas as classes de consumo
A sua energia é o nosso negócio.