Geração de energia solar muda vida em aldeia que depende do turismo em Manaus.
A comunidade indígena Tatuyo, na Zona Rural de Manaus, ganhou iluminação após receber instalação de painéis solares de um projeto do governo estadual. O local é referência no etnoturismo e agora tem a capacidade de expor seus artesanatos e apresentar as danças típicas em um espaço iluminado.
Por muito tempo, a comunidade Tatuyo, durante a noite, ganhava indícios da luz com o breu branco, uma espécie de resina usada em rituais indígenas.
No entanto, o breu branco não era o suficiente para iluminar a comunidade durante a visita de turistas – que é a principal fonte de renda do local – e que começaram a aparecer cada vez mais com o crescimento do etnoturismo na região.
Segundo a Empresa Estadual de Turismo do Amazonas, em 2022, 19 mil pessoas desembarcaram no estado em busca de visitar às aldeias e comunidades. Com o fim da emergência da pandemia, nos quatro primeiros meses de 2023, o número foi três vezes maior e a previsão é de 56 mil turistas.
Para melhorar o atendimento aos visitantes, expondo artesanatos e danças típicas, os kits de energia solar chegaram à comunidade indígena por meio do programa “Brilha Amazonas” e ajudaram a iluminar o lugar.
A sua energia é o nosso negócio.