Governo elege solar e eólica como prioridades para conteúdo local.
Com a criação da Comissão Interministerial de Aquisições (CIA-PAC), instituída por decreto na sexta (11/8), o governo federal vai coordenar iniciativas de compras públicas e financiamento para priorizar a indústria nacional. Segundo o Ministério da Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), entre os setores analisados inicialmente estão o de placas fotovoltaicas e aerogeradores.
Em valores de investimento, o novo Plano de Aceleração do Crescimento (PAC) é, majoritariamente, privado ou de empresas estatais, basicamente a partir de projetos da Petrobras, sem financiamento direto do Tesouro Nacional. Dos R$ 1,4 trilhão estimados até 2026, cerca de R$ 1 trilhão estão nessas categorias.
“Além de definir diretrizes para as compras públicas, identificando setores aptos a fornecer os insumos necessários às obras do programa, a CIA-PAC também vai fiscalizar o cumprimento dessas obrigações e coordenar, junto às agências, bancos públicos e outros órgãos, as estratégias de fomento às cadeias produtivas”, explica o MDIC.
A sua energia é o nosso negócio.