Governo vai substituir termelétricas a diesel por energia solar em Fernando de Noronha.
O Ministério de Minas e Energia publicou uma portaria para descarbonizar a geração de energia de Fernando de Noronha. A intenção é substituir o atual sistema de abastecimento a diesel por energia solar com baterias.
A empresa escolhida deve apresentar um plano de investimento estimado em R$ 300 milhões nos próximos 30 dias, a partir da publicação da portaria do MME, realizada hoje. Após essa etapa, o plano deverá obter o licenciamento ambiental para entrar em operação.
O projeto é tratado como um dos símbolos do plano de transição energética que vem sendo implementado pelo Ministério. Segundo o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, Noronha será o “cartão postal” da geração de energia limpa no país.
— Noronha será verde. Esse cartão postal do Brasil também será um exemplo de geração e uso de energia limpa e renovável e um símbolo do protagonismo do Brasil na transição energética — declarou Silveira.

Segundo a portaria, a substituição por energia solar será realizada de forma gradual, e a operação já deve estar concluída até 2027. O projeto também não poderá gerar custos adicionais aos consumidores.

A sua energia é o nosso negócio.