GREENWASHING, O QUE É E COMO IDENTIFICAR?
Se tem uma coisa que os últimos anos vêm nos ensinando, é que precisamos repensar a nossa forma de consumir. A quantidade de lixo e desperdício, a crise climática e a desigualdade social são alguns fatores que fazem com que as pessoas, principalmente as pertencentes à Geração Z, desenvolvam consciência ambiental na hora de adotar novos hábitos de consumo.
Cientes dessa “tendência”, muitas empresas passaram a adotar práticas sustentáveis para conquistar mais consumidores. Mas quão verdadeiras são essas práticas? Muitas vezes elas não se passam de um marketing enganoso, culminando no que chamamos de Greenwashing. No post de hoje, vamos te mostrar tudo que você precisa sobre a sustentabilidade fake e mostrar como você pode identificar se uma marca ou produto não passa de propaganda enganosa.
Greenwashing é quando uma empresa ou produto se promove através da sustentabilidade para atrair consumidores, sem ter de fato os pilares de uma cadeia sustentável.
Muito provavelmente você já se deparou com Greenwashing nas prateleiras de lojas e farmácias, e talvez nem tenha percebido. Embalagens verdes e nomes que remetem à natureza são algumas das formas mais comuns para divulgar a falsa sustentabilidade.
Além das embalagens que induzem o consumidor a acreditar que o produto é verde, a falta de transparência também é uma forma de Greenwashing. Funciona assim: as marcas divulgam afirmações vagas sobre práticas ambientais, mas não fornecem detalhes concretos ou verificáveis sobre essas práticas.
É muito comum encontrar selos de “ecologicamente correto” na embalagem de vários produtos, que não são verificados por nenhuma certificadora oficial. E também não é possível encontrar informações sobre a cadeia, porque a empresa não divulga os dados necessários para pesquisa.
A sua energia é o nosso negócio.