Hidrogênio Verde
O hidrogênio verde (H2V) é obtido por meio da eletrólise da água, utilizando energia limpa e renovável, sem emissões de CO2. Esse processo separa hidrogênio e oxigênio da água através de corrente elétrica, exigindo fontes limpas como solar, hídrica ou eólica. No Brasil, o hidrogênio verde pode ser usado para armazenar energia renovável em períodos de alta produção e baixa demanda elétrica.
O hidrogênio sustentável abrange várias abordagens, incluindo o hidrogênio verde produzido a partir de energias renováveis, o hidrogênio azul produzido a partir do gás natural com tecnologia de captura de carbono (CCS) e o hidrogênio verde musgo gerado a partir da biomassa.
Potencial Brasileiro na Produção de Hidrogênio
O Brasil possui uma grande capacidade de produção de hidrogênio sustentável, tanto para consumo interno quanto para exportação. Sua vantagem competitiva nesse setor posiciona o país estrategicamente nos planos de descarbonização de países europeus.
Oportunidade de Investimentos e Ganhos Econômicos
Desde 2021, foram anunciados 131 novos projetos de larga escala em hidrogênio, com investimentos previstos de cerca de US$ 500 bilhões até 2030. O Brasil tem o potencial de atrair ainda mais investimentos nessa área, proporcionando ganhos econômicos significativos, geração de empregos e renda, além de impulsionar a economia de regiões próximas. A produção de hidrogênio sustentável apresenta-se como uma oportunidade estratégica para o país.
Estudo realizado pela CNI, Hidrogênio Sustentável – perspectivas e potencial para a indústria brasileira, mostra que a consolidação do Brasil como produtor de hidrogênio tem o potencial de gerar empregos, atrair novas tecnologias e investimentos, e desenvolver modelos de negócios. Isso pode colocar o país numa posição de destaque na cadeia global de valor, podendo alterar positivamente a balança comercial do país.
A sua energia é o nosso negócio.